Menu

12 de out. de 2010

Nem parece escola

Foto: Stock
lousa escolar
Escolas sem classes, provas ou professor. Sim, elas existem!
Já pensou que delícia seria se você não tivesse prova nunca? Ou se o professor fosse só um cara que discute os temas com você, sentado do seu lado, de igual pra igual? Em algumas escolas do Brasil e do mundo, a exceção vira regra. A idéia é fugir dos moldes tradicionais de ensino e tentar atrair a atenção dos alunos. A gente garimpou as iniciativas mais legais. Morra de inveja. Ou se inspire para propor mudanças! 



Cadê o professor? 
Na Escola da Ponte, de Portugal, não há divisão de turmas ou professor falando na frente da classe. Na hora de estudar, os alunos se dividem em grupos de seis – nem sempre da mesma idade – e discutem um tema. O professor indica a melhor forma de trabalhar o assunto. Se rolar alguma dificuldade, há um quadro em que se lê "Preciso de ajuda em:". Também há o quadro "Posso ajudar em:". Dessa forma, os alunos solucionam as dúvidas entre si. 

Para quem já escolheu a profissão 
Para quem curte humanas, não existe nada mais maçante que reforço em química no ano pré-vestibular. O Colégio Integrado, no Japão, criou um ensino médio diferente, direcionado àqueles que já sabem que profissão seguir. Para quem vai fazer jornalismo, por exemplo, há reforço na carga de línguas e história. A desvantagem é que as matérias obrigatórias continuam valendo. 

Um mês de festa 
Nas escolas da Noruega, nada de passar metade do ano planejando a formatura pra só uma noite de festa. Lá, a balada da galera do 3o ano do ensino médio começa em abril e só termina em maio. Tem gincana, viagem, noitada... Pra marcar o início das comemorações do russfeiringen (o nome dessa tradição), os estudantes compram e customizam uma van ou um ônibus e circulam pela escola vestindo macacões e gorros supercoloridos. 

Sem lista de presença 
No Christa Mcauliffe Academy, nos Estados Unidos, você é quem escolhe em qual dia do ano quer começar ou parar os estudos. E nem precisa ir à escola todo santo dia: há um monte de atividades online que valem nota. Se você quiser tirar alguma dúvida, terá que mandar um e-mail ao professor. Mas nem tudo é perfeito: algumas provas ainda têm que ser feitas do modo tradicional.


Escola sem parede e sem prova 
Na escola Ágora, em Embu-Guaçu (SP), ninguém precisa fazer prova nem se preocupar com decoreba – todo mundo é avaliado pela participação nos trabalhos em grupo que acontecem ao longo do ano letivo. As aulas exploram o espaço de uma chácara de 20 mil m2 e essa história de classes com quatro paredes simplesmente não existe. Artes plásticas, música e teatro são disciplinas tão importantes quanto o português e a matemática. Os alunos estudam em grupos pequenos, com até 15 estudantes por turma. 

Longe da sala de aula 
Na escola Waldorf, em Ribeirão Preto (SP), aquela sensação de viver presa dentro da classe passa longe – os caras valorizam mesmo a vida ao ar livre. No 9º ano, os alunos vão para uma fazenda fazer estágio e entender a vida agrícola. Na série seguinte, as aulas de matemática e geografia rolam ao ar livre e usam os elementos da natureza. Aí, no 2º ano do ensino médio, começa o estágio social e a galera toda vai ter contato com entidades filantrópicas. A formatura inclui TCC (Trabalho de Conclusão de Curso, igualzinho à faculdade) e uma peça de teatro (errr... igualzinho a HSM?). 

Você é o chefe 
Virar presidente de uma empresa aos 16 anos e, ainda por cima, ganhar uma grana investindo em ações. O Projeto Junior Achievement, patrocinado por empresas e espalhado por escolas de todo o Brasil, incentiva a criação de miniempresas entre os alunos. Funciona assim: os alunos do ensino médio se tornam acionistas (com um investimento inicial, em dinheiro de verdade) e se dividem em quatro áreas: marketing, produção, financeiro e recursos humanos. O desafio é criar, produzir e comercializar um produto de baixo custo. No fim, o lucro é dividido entre os alunos. (Sim, em dinheiro. De verdade.) 

Crie suas regras 
Mesmo em regime de internato, no colégio inglês Summerhill, os estudantes não são obrigados a assistir à aula nem fazer prova. Todas as decisões – por exemplo, se o seu colega deve ser punido porque colou a prova inteira de você – são tomadas por um conselho educacional, formado por professores e... alunos, em sua maioria. Pra completar, todo aluno do ensino médio tem seu quarto. O governo britânico, numa atitude um tanto careta, tentou fechar a escola em 2000. Não deu certo e o colégio se tornou uma referência no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário