Menu

11 de out. de 2010

10° Festival de Formas Animadas em Jaraguá do Sul-SC

Nos últimos 10 anos, o teatro de formas animadas ganhou uma visibilidade significativa no Brasil. Houve uma multiplicação de festivais, consolidação de grupos de teatro do gênero e hibridismo dos espetáculos, com utilização de linguagens que rompem as fronteiras do teatro de bonecos. Essas são questões que estiveram em pauta no 7o Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, que aconteceu nos dias 7,8 e 9 na Scar. Estiveram presentes juntamente com o Professor de Teatro Alaor de Carvalho alunos das 3 turmas do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR Litoral que ficaram encantados com as belíssimas apresentações que assistiram, além de ficarem por dentro dos assuntos que foram discutidos no seminário.

O tema foi Cenários da Criação do Teatro de Formas Animadas no Brasil, e reuniu artistas, estudantes, professores, pesquisadores, e representantes de grupos de teatro que analisaram diferentes contextos, tensões e mudanças que acontecerão atualmente no modo de fazer e pensar o teatro de formas animadas. O objetivo foi refletir sobre esse cenário, destacando conquistas e problemas, foi lançado, a Revista Móin-Móin nº 7. Segundo Fabiana Lazzari de Oliveira, uma das organizadoras do seminário, foi a única publicação sobre o teatro de animação no Brasil, que teve reconhecimento internacional. A publicação é produzida anualmente.
Logo após o lançamento, o professor Miguel Vellinho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), ministrou a palestra Os Festivais de Teatro de Animação no Brasil. Na sexta, um dos temas foi marionete como metáfora do corpo, ministrada por Sandra Meyer.


O seminário seguiu no sábado com palestras que incluiram Corpo/Objeto: O “Mascaramento” na Cena Contemporânea Brasileira, com Ipojucan Pereira; e Figurinos e Subjetividades Efêmeras, com Amabilis de Jesus.
Concluímos como alunos de Licenciatura em Artes que as formas animadas são uma excelente ferramenta nas mãos do Arte Educador, e que o estudo destas técnicas só tem a agregar sucesso a quem está buscando ser um referencial no ensino das Artes no contexto escolar.


Confira as edições anteriores da Revista sobre Formas Animadas Móin-Móin:





1100Número 2
1100Número 31100Número 4
1100Número 51100Número 6

2 comentários:

  1. Foi muito massa, ainda não voltei de lá, só meu corpo voltou hehehehe....
    Fantastico, tudo perfeito.
    Precisamos de mas eventos com esse.
    Abração Paulo, valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi Maravilhoso conhecer Jaraguá do Sul pelos olhos da Arte, além da cidade ser super acolhedora o evento valew a pena, ano que vem estaremos lá de novo!!!!!

    ResponderExcluir