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31 de mai. de 2011

O Que é Arte - Jorge Coli (E-book)

O autor nos mostra que um determinado objeto não é mais arte que os outros, só por assim ter sido considerado através dos critérios de um crítico. Pois tal julgamento não atinge um nível elevado e suficiente para ser considerado como obra de arte. Um exemplo muito claro disso é quando Coli faz a associação entre um carpinteiro e um artista, mencionando que o carpinteiro pode apreciar ou até mesmo criticar a qualidade de um móvel, tendo como embasamento os seus conhecimentos. Sendo assim, sua chance de acertar sobre a qualidade do mobiliário é praticamente garantida. Porém, o mesmo não ocorre com o crítico de arte, pois tal questão carrega uma complexidade maior, pois não se dispõe do recurso da objetividade. A construção de um mobiliário é objetiva, a arte, não. O autor também afirma que é necessário ter-se conhecimento do estilo do autor para que se possa reconhecer com facilidade sua produção. Apesar de um autor possuir o seu próprio estilo, com o passar dos tempos ele pode sofrer sutis mudanças, transformando assim a sua estilística.

            Falar de estilos quase chega a ser o mesmo de se falar em rótulos, pois há um valor excessivo atribuído a esta palavra que tem por objetivo confortar os admiradores da arte. Mas dado a complexidade artística ela pode não ser suficiente, pois tudo o que é rotulado se restringe, ou seja, em se tratando de arte isso pode reduzir a uma definição formal e lógica.

            Jorge Coli também menciona a distinção entre o crítico e o historiador. O primeiro apenas analisa, deixando então sua função restrita e seletiva; enquanto o historiador procura evitar os julgamentos de autor, mesmo não conseguindo muitas vezes, deixar certos critérios seletivos de lado. O autor também nos apresenta diversas figuras como, por exemplo, A Sagrada Família de Michelangelo e a Sagrada Família de Pieter Paul Rubens, servindo como objeto de estudo para facilitar a explicação entre os vários planos utilizados por um outro autor. Dentre tantos esclarecimentos sobre o que é arte, também trata sobre o evolucionismo autônomo das formas, citando Focilon (1934) e seu livro, A Vida das Formas. Vimos que a vitalidade e conservação da arte ligam-se a fatores que ultrapassam, mesmo ela desempenhando um novo papel exterior e superficial. Mas ainda assim o exterior e superficial não se reduzem a tais fatos, uma vez que eles se dissimulam e caricaturam seu papel de instrumento de prazer cultural e de riqueza inesgotável.

            Mais do que explicações, conceitos, exemplos e comparações, podem-se perceber que a maior comunicação do objeto artístico conosco se faz através da emoção, do espanto, da intuição, das associações, evocações e seduções. Ficou claro que uma obra pode ser descrita e desenvolvida a várias análises, assinalados com um ou outro problema e que podem ser propostas relações e comparações, mas isso tudo são modos se aproximação do objeto artístico e praticamente impossível esgotá-lo.

            Em resumo pode-se dizer que o objeto artístico não pertence ao campo racional.

Por Rafael Vasconcelos

Fonte: http://abcdorafa.blogspot.com/2010/11/resenha-do-livro-o-que-e-arte-jorge.html

27 de mai. de 2011

Auto Retrato - Técnica de Colagem

Abaixo está o resultado de trabalhos individuais realizados pelos alunos da turma de Artes 2010, o objetivo era retratar a personalidade do aluno em sua obra através da técnica de colagem.







































7 de abr. de 2011

A Poética do Espaço


Sinopse
Como uma imagem por vezes muito singular pode revelar-se uma concentração de todo o psiquismo? Como esse acontecimento singular e efêmero que é o aparecimento de uma imagem poética singular pode reagir em outras almas, apesar de todas as barreiras do senso comum, de todos os pensamentos sensatos, felizes em sua imobilidade? É a essas questões que G. Bachelard tenta responder nesse ensaio sobre fenomenologia.



28 de mar. de 2011

A Identidade Cultural na Pos-Modernidade

Em A Identidade cultural na Pós-Modernidade (2003), Stuart Hall busca avaliar se estaria ocorrendo uma crise com a identidade cultural, em que consistiria tal crise e qual seria a direção da mesma em momento pós-moderno.

Para efetivar tal intento, analisa o processo de fragmentação do indivíduo moderno enfatizando do surgimento de novas identidades, sujeitas agora ao plano da história, da política, da representação e da diferença.

A preocupação de Hall também se volta para o modo como haveria se alterado a percepção de como seria concebida a identidade cultural. Todos esses aspectos constituem-se como fases de um procedimento analítico que intenta descrever o processo de deslocamento das estruturas tradicionais ocorrido nas sociedades modernas, assim como  o descentramento dos quadros de referências que ligavam o indivíduo ao seu mundo social e cultural. Tais mudanças teriam sido  ocasionadas, na contemporaneidade, principalmente, pelo processo de globalização.

A globalização alteraria as noções de tempo e de espaço, desalojaria o sistema social e as estruturas fixas e possibilitaria o surgimento de uma pluralização dos centros de exercício do poder. Quanto ao descentramento dos sistemas de referências, Hall considera seus efeitos nas identidades modernas, enfatizando as identidades nacionais, observando o que gerou, quais as formas e quais as conseqüências da crise dos paradigmas do final do século XX.

11 de mar. de 2011

Tudo sobre Bullying

Tudo sobre Bullying

Pesquisa realizada em 2008 em seis estados brasileiros apontou que 70% de 12 mil alunos consultados afirmaram ter sido vítimas de violência escolar. Entre as formas mais comuns, está o bullying, comportamento que inclui atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro. Nesta página, você encontra reportagens, artigos e sugestões de leitura para saber mais sobre o que está por trás deste problema e como enfrentá-lo de forma eficiente.


Reportagens
Cyberbullying: como combater a violência virtual
Mensagens com conteúdos depreciativos se alastram rapidamente pela web e pelo celular. Saiba como combater essa versão de bullying
O que é bullying?
Atos agressivos físicos ou verbais só são evitados com a união de diretores, professores, alunos e famílias

Bullying: é preciso levar a sério ao primeiro sinal
Esse tipo de violência tem sido cada vez mais noticiado e precisa de educadores atentos para evitarem consequências desastrosas

Como lidar com brincadeiras que machucam a alma

Veja como acabar com o problema na sua escola e, assim, tirar um peso das costas da garotada

Bullying contra alunos com deficiência
A violência moral e física contra estudantes com necessidades especiais é uma realidade velada. Saiba o que fazer para reverter essa situação

Agressões contra professores pela internet

Alguns adolescentes usam a internet para agredir professores. Isso não é brincadeira, é crime. Evite-o ou defenda-se
As crianças diante dos dilemas morais
Distinguir entre certo e errado e agir segundo princípios éticos depende do desenvolvimento da cognição e da afetividade de crianças e jovens

Educar sem rótulos

Os juízos de valor são usados no convívio em classe, nas relações com a família e até nas avaliações, mas é melhor fugir dessa prática

Quietinho ou solitário?
Por trás daquele comportamento impecável de aluno que não abre a boca e nunca se mete em confusão, pode existir uma criança solitária. Ampará-la é mais fácil - e importante! - do que você imagina
Artigo
Pelo bem das próximas gerações, por Lídia Aratangy
Estabelecer limites para os adolescentes de hoje é uma das garantias de que o país terá líderes éticos no futuro
Plano de aula

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/tudo-bullying-433208.shtml

1 de mar. de 2011

Estão abertas inscrições para vários concursos nacionais promovidos pela Senad

Concurso Nacional SENAD
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, com o objetivo de incentivar a participação dos diferentes níveis estudantis em atividades culturais de valorização da vida, e estimular a mobilização e o engajamento da sociedade nas atividades relacionadas à prevenção do uso de drogas, promove, anualmente, concursos nacionais sobre o tema.
O sucesso desses concursos mostra a percepção que a sociedade tem sobre a importância das ações de prevenção do uso de drogas, através de ampla participação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A Senad está promovendo o XII Concurso Nacional de Cartazes, direcionado a estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos; o I Concurso Nacional de Vídeo, direcionado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 9 anos e Ensino Médio; o IX Concurso Nacional de Fotografia e o IX Concurso Nacional de Jingle, dirigidos à população em geral. Este ano, os concursos têm como tema "Arte e Cultura na prevenção do uso de crack e outras drogas".

Em parceria com o Centro de Integração Empresa/Escola (CIEE), a Senad está lançando o X Concurso de Monografia para Estudantes Universitários, com o tema "A Intersetorialidade como Estratégia de Enfrentamento ao Crack".

Não perca tempo nem prazo, os trabalhos deverão ser postados até o dia 25 de abril de 2011.

Inscrições e mais informações, acesse o site http://www.obid.senad.gov.br/

Concurso Nacional SENAD

Concurso Nacional SENAD

Concurso Nacional SENAD

Concurso Nacional SENAD
Texto enviado pela Coordenação Geral de Políticas de Prevenção, Tratamento e Reinserção Social - SENAD/MJ.

26 de fev. de 2011

Atividades Pré-Carnaval


Caros aluno(a)s,
este e-mail contém as informações a respeito de atividades não presenciais que vocês deverão efetuar cumprindo carga horária referente à semana do dia 28 de fevereiro ao dia 4 de março, além dos dias 10 e 11 de março.
Solicitamos ajuda para a divulgação destas informações entre seus colegas.
Atentem para o fato de haver informações no corpo do e-mail e/ou EM ANEXO.
Um outro ponto importante: na próxima semana, acontecetão algumas atividades no Setor Litoral que serão certificados como atividades formativas complementares. Aqueles que estiverem no litoral podem aproveitar. Até agora há confirmação de duas atividades: Curso de turismo rural com visita técnica; Ciclos de Debates: Estudos sobre Orientação Comunitária | Conflitos Sócio-Ambientais. Essas e outras informações serão divulgadas em breve no site da UFPR Litoral.
Bom trabalho, carnaval e até breve.
Prof. Juca Lima.


1) Professora Luciana: O Surgimento das expressões Artísticas Estou enviando: a introdução do seguinte livro - Janson, H.W e Janson, Anthony F. Iniciação à história da arte. 1996. Martins Fontes.
Ele inicia o módulo: Surgimento das artes.
Os alunos devem fazer a leitura do texto para discussão que acontecerá na 2.ª aula.
Luciana.
Há 6 anexos


2) Professora Gisele: Apreciação dos Saberes Artísticos I
Há 10 anexos,  em um deles as orientações.


3) Professora Graciela: Processos de Criação


Descrever por escrito três processos criativos que você tenha realizado, de acordo com a seguinte solicitação:
1) Um ato criativo ocorrido há trinta dias atrás (há um mês) . Descrever qual foi, e, o processo que o levou a desenvolvê-lo.
2) Um ato criativo ocorrido há sete dias atrás (há uma semana). Descrever qual foi, e, o processo que o levou a desenvolvê-lo.
3) Um ato criativo ocorrido nas ultimas 24 horas (há um dia). Descrever qual foi, e, o processo que o levou a desenvolvê-lo.